De 20 a 23 de Maio, realizamos a primeira turma do curso oficial (ATTC – Accredited TOGAF Trainning Course) em Português no Brasil.

togaf9-accr-trainingcourse

A Gnosis foi a primeira empresa a ser credenciada a dar o curso em Português, e, por enquanto, é a única.

O curso da Gnosis se chama TOGAF® 9 Certified – Arquitetura Corporativa, e tem por objetivo tanto preparar os participantes para a certificação quanto ajudá-los na tarefa de implantar Arquitetura Corporativa em suas empresas.

O curso foi ministrado por Atila Belloquim, que criou o primeiro curso de Arquitetura Corporativa no Brasil em 2009, foi o primeiro profissional TOGAF® 9 Certified no país e o primeiro brasileiro a ministrar o curso oficial em Inglês no país, em 2010.

Severo

Esta turma começou com uma apresentação do Roberto Severo, Program Manager do The Open Group no Brasil  e Presidente do Capítulo brasileiro da AEA (Associação dos Arquitetos Corporativos), na qual ele deu as boas vindas aos participantes em nome do The Open Group e tirou dúvidas sobre as provas de certificação em Português. Ele também aproveitou para convidar os participantes a se associarem à AEA após a realização dos exames de certificação.

O curso cobre todo o conteúdo requerido para a realização dos exames de certificação, tanto no Nível 1 (TOGAF 9 Foundation) quanto do Nível 2 (TOGAF 9 Certified). Portanto, é um curso “puxado”, pois inclui praticamente todo o conteúdo do TOGAF (700 páginas)!

Os participantes vieram de todo o Brasil: Brasília, Rio, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Jaraguá do Sul e, naturalmente, São Paulo. Ao todo, foram 18 participantes, dos setores financeiro (bancos), de comunicação (televisão), alimentos, eletroeletrônico e serviços de TI. Uma turma eclética e dinâmica, muito participativa!

Embora vários participantes tenham o interesse de se certificarem, o foco comum foi mesmo o desejo de entender o TOGAF para aplicar nas operações de suas empresas. Estas variaram entre aquelas que estão estudando o assunto agora até aquelas que já possuem uma área de Arquitetura de TI estruturada, mas que desejam usar o TOGAF para melhorar suas operações e / ou expandir sua atuação, futuramente, para Arquitetura Corporativa (para entender a diferença entre Arquitetura de TI e Arquitetura Corporativa, leia este artigo).Turma - final

A próxima turma deve acontecer em meados de Agosto, e divulgaremos em breve a data exata. Para receber nossa mala direta com informações do curso e outras informações, assine nosso boletim.

 

One thought on “TOGAF® 9 – Realizada Primeira Turma do Curso Oficial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *