300 Profissionais TOGAF 9 CertifiedNeste início de 2016, conseguimos passar pela marca de 300 profissionais com certificação TOGAF ® 9 no Brasil.

Trata-se de um marco importante, embora ainda haja muito o que fazer por aqui. No mundo, já são mais de 50.000 pessoas certificadas.

Um aspecto que fica cada vez mais evidente para aqueles que estão impantando Arquitetura Corporativa em suas Organizações é a necessidade de que os conceitos de Arquitetura e TOGAF sejam divulgados internamente para aqueles outros profissionais que, sem desempenharem hoje o papel de Arquiteto, tenham que fazer interface com a Área de Arquitetura e até mesmo executar atividades de Arquitetura.

São Gerentes de Projeto, Gestores de Portfolio, Planejadores Estratégicos, Analistas de Processos e de Negócios, Analistas de Sistemas, Desenvolvedores, Analistas de Infraestrutura e ainda profissionais trabalhando em áreas como Segurança da Informação, Governança de TI e várias outras.

Disseminando os Conceitos

Os que já fizeram curso comigo sabem o quanto eu insisto nesse ponto. O Arquiteto tem que ter uma boa formação, mas diversos outros profissionais com quem ele interage também precisam saber do que é que ele está falando! Essas pessoas não precisam necessariamente de certificação TOGAF, ao menos em um primeiro momento, mas isso não as dispensa de conhecerem e se sentirem confortáveis com os conceitos fundamentais.certificação TOGAF

Uma das maneiras de difundir internamente esses conceitos é através de palestra e workshops para esses outros profissionais. Os Arquitetos podem desenvolver essas apresentações eles mesmo, ou podem contratar externamente esse serviço.

No caso da Gnosis, temos dois Workshops com essa finalidade, um Workshop Gerencial de Arquitetura Corporativa de 4 horas, destinado a executivos e gestores, e um Workshop de Introdução à Arquitetura e TOGAF de 8 horas, com um pouco mais de detalhe, para os especialistas das áreas que fazem “fronteira” com a Arquitetura. Se você quiser maiores informações sobre este serviço, clique aqui para nos enviar um e-mail.

Em busca da Certificação TOGAF ® 9

Quem, por outro lado, já é ou deseja se tornar Arquiteto Corporativo, mas ainda não teve a oportunidade de realizar sua formação básica, tem como sua melhor opção realizar um Curso Acreditado (Oficial) de Preparação para a Certificação TOGAF ® 9. Nosso curso é o melhor e mais tradicional curso de Arquitetura Corporativa no Brasil, tendo sido o primeiro curso sobre o assunto no país (2008) e também o primeiro curso acreditado (2013).

Mas não se trata apenas de um curso preparatório para os exames de certificação. O curso também tem por objetivo orientar Arquitetos Corporativos que receberam a missão de implantar uma prática de Arquitetura em suas Organizações. Para isso, é utilizada uma abordagem muito prática, cheia de exemplos do mundo real.

A próxima turma de nosso curso ocorre em São Paulo de 11 a 14 de Abril de 2016. São 4 dias inteiros, de 9 às 18 horas (32 horas de carga horária).

Clique aqui para maiores informações.

Minicurso Gratuito de Arquitetura e TOGAF

Existem ainda aqueles profissionais que ouviram falar em Arquitetura Corporativa e TOGAF, mas não sabem exatamente de que se trata. Para esses, preparamos nosso Minicurso gratuito de Arquitetura e TOGAF. Mais de 800 pessoas já assistiram aos vídeos, que lançamos no final de 2015!

Se você se enquadra nessa situação, não deixe também de assistir ao curso.

Agora, se você já é um expert, não deixe de divulgar o minicurso para seus colegas.

Para se inscrever no minicurso, clique aqui.

Grupo de Arquitetura no Linkedin

Por fim, gostaria de convidá-lo a se inscrever no nosso Grupo de Arquitetura no Linkedin. Se você ainda não tem um perfil no Linkedin, está mais do que na hora de ter! A ideia do grupo é trocarmos informações e experiências sobre Arquitetura e TOGAF. É também o local onde eu publico (quase) diariamente links para artigos de interesse para quem trabalha com Arquitetura.

Para participar do grupo, clique aqui.

E você? Você possui um cargo / posição / papel / profissão que não esteja listado lá em cima, mas também desconfia que seu trabalho tem relação com a Arquitetura Corporativa? Diga-nos nos comentários abaixo o que você faz e como você acha que sua área se relaciona com a Arquitetura!

3 thoughts on “300+ Brasileiros com Certificação TOGAF ® 9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *