Evento The Open Group em SP

Nos próximos dias 1 e 2 de outubro, teremos em São Paulo a edição de 2019 do evento anual do The Open Group.

 Farei uma palestra no primeiro dia sobre a necessidade do arquiteto corporativo ser (ou se tornar) um generalista, ampliando seus conhecimentos sobre Gestão de Negócios e, ao mesmo tempo, passando a dominar mais e mais aquelas habilidades normalmente conhecidas como “soft skills“.

 No segundo dia, junto com o Antônio Plais,  faremos um workshop “mão na massa”,  onde os participantes aprenderão como usar o Archimate  para descrever o Business Model Canvas de Alex Osterwalder.

 Informe-se mais e faça a sua inscrição clicando aqui.

Café da Manhã Assespro-RJ: Vendendo Software com TOGAF

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Quarta-feira 11/9/2019 às 9:00

Assespro-RJ – Praça Pio X, 55 – Sala 901 (Rio de Janeiro – RJ)

IBM, SAP, Oracle, DXC (ex HP-EDS) e outras grandes empresas de Software e Serviços de TI empregam há duas décadas o TOGAF e a Arquitetura Corporativa para vender seus serviços e produtos a seus clientes. Por quê?

É simples. Empresas de Software encontram frequentemente os seguintes desafios no momento das vendas (e pré-vendas):

  • Dificuldade em explicar para o Cliente / Prospect qual é o benefício e o Retorno do Investimento que sua solução entrega;
  • Falha em mapear e identificar os Patrocinadores de Negócio no Cliente que podem acelerar o processo de compra;
  • Por não entender onde a solução se encaixa em seu negócio, o Cliente, mesmo após a compra, acaba abandonando a solução após um tempo; ou seja, perde-se o cliente e as oportunidades de novas vendas, renovação de licenças, continuidade de assinatura e novos serviços.

Isso ocorre, tipicamente, pela dificuldade (por parte da Empresa de Software) de entender o contexto estratégico e a arquitetura de negócios. Os times de vendas e pré-vendas frequentemente possuem uma visão estritamente técnica e abordam o cliente apenas com a intenção de “vender licenças”, em vez de resolver os problemas dos mesmos. Isso, evidentemente, é insatisfatório para os Clientes, e o resultado são vendas perdidas (ou clientes perdidos mesmo após a realização da venda).

Nessa apresentação, veremos como o TOGAF e a Arquitetura Corporativa podem ajudar as empresas de Software e Serviços de TI a:

  • Entender a Estratégia de Negócios do cliente e como a sua oferta pode alavancá-la;
  • Entender como adotar o mapeamento da Arquitetura Corporativa do Cliente como ferramenta efetiva para vendas consultivas de soluções de alto valor;
  • Desenvolver um método rápido de entendimento da Estratégia e Arquitetura do Cliente que permita a elaboração de ofertas mais adequadas à sua realidade, que gerem valor real e vendas recorrentes.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Atila Belloquim treina profissionais de vendas e pré-vendas da IBM, SAP, DXC, Oracle e dezenas de outras Empresas de Software e Serviços de TI desde 2009 nos conceitos de Arquitetura Corporativa (TOGAF). Trouxe para o Brasil o conceito de Arquitetura Corporativa de Negócios, foi o primeiro profissional Certificado em TOGAF no Brasil e o primeiro Instrutor acreditado para ministrar o curso oficial de TOGAF no país. É Bacharel em Ciência da Computação (IME-USP) e fez Mestrado e Doutorado em Administração (FEA-USP).

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Se você é um executivo de TI, já deve ter passado por isso.

Ou talvez você passe por isso o tempo todo.

Apesar de trabalhar feito um burro de carga e passar seus dias apagando incêndios, a TI só é mencionada pela áreas de negócio como gargalo ou quando algo não funciona.

Isso acontece porque a TI tem dificuldade em se posicionar estrategicamente. Não consegue mostrar seu Valor de Negócio, sua contribuição para a Estratégia e Visão da Organização.

Vários conceitos que entraram na moda recentemente deveriam ser uma oportunidade para mudar este quadro. Transformação Digital, Design Thinking, vários tipos de Canvas e outras novidades (ou nem tanto) proveem ferramentas que os executivos de TI podem usar para se engajar na Estratégia e mostrar resultados de negócio mais concretos e tangíveis.

Infelizmente, duas coisas vêm acontecendo que dificultam essa abordagem.

Uma é a “má fama” da TI que leva algumas empresas ao exagero de criar áreas de “Transformação Digital” paralelas (isto é, fora) da TI. A duplicação de esforços é óbvias, e garante mais incêndios no futuro próximo.

Outra é que cada uma dessas técnicas e ferramentas tem resultado muito limitado quando aplicadas sozinhas.

Falta uma abordagem integrada, holística, que leve cada uma delas a reforçar os resultados das outras.

É sobre isso que falaremos em nossa próxima Quarta Estratégica (15/8/2018 – às 20:00h).

Vou apresentar um modelo que integra Planejamento Estratégico com BSC (Balanced Scorecard), Business Model Canvas, Value Proposition Canvas, Design Thinking e algumas coisinhas mais, como a Teoria do Caos. E que usa a Arquitetura Corporativa como “cola” entre todas essas ferramentas.

Aí você vai ver como é possível surfar a onda dessas buzzwords mas entregando resultados de negócio realmente relevantes.

E sair da rotina de bombeiro apagador de incêndios.

Clique aqui para se inscrever e participar do Webinar.

Fizemos em 18 de Dezembro nosso primeiro webinar de fechamento do minicurso gratuito de Arquitetura Corporativa e TOGAF®. Tudo correu bem, e não tivemos os problemas tecnológicos tão comuns nessas situações  🙂 .

Entre o Natal e o Ano Novo, apesar das festas e da atmosfera de descanso do trabalho, tivemos muitas inscrições adicionais para o minicurso, e faremos mais um webinar de fechamento nesta quarta-feira (13/2). Como da outra vez, vou apresentar em detalhes o processo de Certificação em TOGAF®.

Veremos como funciona o processo de certificação, quais são os seus benefícios e como você deve se preparar para os exames.

Certificação TOGAF

Se ainda não o fez, ainda dá tempo: inscreva-se no minicurso, assista aos vídeos e participe do webinar!

A inscrição para o webinar é feita nas páginas dos vídeos.

O ideal é que você assista aos vídeos antes do webinar, mas, se você estiver sem tempo, mas já tem uma noção básica do TOGAF®, pode participar do webinar sem problemas. Aí então você assiste aos vídeos depois com calma.

Clique aqui para se inscrever.

Não deixe de convidar amigos e colegas e compartilhar nas suas redes sociais! Vamos divulgar ao máximo o conceito da Arquitetura Corporativa no Brasil!

TOGAF 9 – Evento com Diretor do Open Group

opengroupLogo

No dia 4 de Julho de 2013, uma quinta-feira, das 13:30 às 17:00, realizaremos em São Paulo um evento com a presença do Paul Hickey, diretor do Open Group para a América Latina.

O evento será realizado pela Gnosis em parceria com a Fundação Vanzolini e com o apoio do SPIN-SP.

Teremos 3 apresentações:

  • Arquitetura Corporativa – A Ponte entre a Estratégia, Processos e o Portfólio de Projetos – Atila Belloquim (Gnosis)
  • People certification by The Open Group – Paul Hickey (The Open Group) (não haverá tradução simultânea)
  • Perspectivas Profissionais para o Arquiteto Corporativo – Roberto Severo (The Open Group / AEA – Brazil Chapter)

O evento será gratuito, e os participantes terão direito a um desconto de 10% na inscrição no curso oficial de TOGAF que a Gnosis ministrará em São Paulo de 12 a 15 de Agosto.

Também será sorteada entre os presentes uma inscrição gratuita para o mesmo curso.

Daremos maiores detalhes aqui no blog nos próximos dias, mas o evento já está confirmado e as vagas são limitadas.

Para se inscrever, clique aqui.

 

Palestra Internacional: SOA com TOGAF – Por que não implementar SOA sem Arquitetura Corporativa

No próximo dia 17 de Junho, quarta-feira, às 19:00h, teremos no Auditório da Sucesu-SP uma palestra internacional com o título “SOA com TOGAF – Por que não implementar SOA sem Arquitetura Corporativa”. O palestrante será Serge Thorn, consultor da Architecting the Enterprise, que estará no Brasil para dar um curso de certificação em TOGAF.

Esta palestra marca o início da parceria da Gnosis com a Architecting the Enterprise, que é mais importante consultoria global em TOGAF. Sua fundadora e CEO faz parte do time que escreveu o TOGAF, e a empresa foi a responsável pelo treinamento e certificação de mais da metade dos consultores certificados em TOGAF no mundo.

Clique aqui para maiores informações sobre a parceria e a Architecting the Enterprise, e aqui para mais informações e inscrição na palestra.

SOA sem Arquitetura é jogar dinheiro fora!

Como vocês sabem, fiz na última terça uma palestra na SUCESU com o título “BPM, SOA e Arquitetura Corporativa”. A apresentação foi um sucesso, tivemos mais de 60 participantes. Vou comentar alguns dos pontos discutidos aqui para quem não pode ir.

O argumento principal da palestra era que algumas iniciativas que estão muito na moda na área de TI hoje correm sérios riscos de dar com os burros n’água sem a Arquitetura Corporativa.

Em particular, investir em SOA sem Arquitetura Corporativa é algo com enorme probabilidade de não passar de dinheiro jogado pela janela.

Por quê?

Simples. Ao contrário do que alguns influentes advogados do SOA pregam, implantar esta tecnologia nem é barato nem se faz do dia para a noite. Assim, é evidente que alguma forma de priorização se faz necessária:

  • Quais são as funcionalidades dos sistemas atuais que devem ser transformadas e encapsuladas em serviços?
  • Quais novos serviços são realmente necessários?
  • Onde devo buscar estes novos serviços? Desenvolver em casa ou procurar no mercado?

Ora, devemos começar pelos serviços mais relevantes para a estratégia da empresa, dirá alguém, e com razão. A questão é: como é que eu sei quais são os serviços mais relevantes para a estratégia?

A resposta é que você não tem como saber sem uma Arquitetura Corporativa. É a Arquitetura Corporativa (também conhecida como Arquitetura Empresarial) que mapeia e documenta tudo o que há dentro da organização, estabelecendo o vínculo entre a Estratégia da organização, seus Processos de Negócio e os recursos necessários para viabilizar esses processos.

Sem Arquitetura, portanto, corremos o risco de investir nos “serviços” errados, o que nos levará em breve ao nosso velho carma: o Retrabalho.

Estou disponibilizando os slides da palestra em nossa área de Recursos. Estejam à vontade para comentar.